Ácido Hialurônico
Dr Felipe Brasil é ortopedista e especialista em cirurgia do joelho em Fortaleza / Ceará. A infiltração do ácido hialurônico (ou hialuronato) é chamada de viscossuplementação, já que injeta uma solução viscosa dentro da articulação do joelho e muitas vezes adia ou faz com que uma possível cirurgia seja desnecessária.
O ácido hialurônico é um dos constituintes da cartilagem e deve ser utilizado exatamente para lesões da cartilagem (condropatia ou condromalácia avançada) ou artrose.
Uma de suas funções é melhorar a viscosidade do líquido sinovial, promovendo melhora da mobilidade e da lubrificação entre as superfícies cartilaginosas. Além disso, funciona como um nutriente para a própria cartilagem e foma uma película de proteção na sua superfície, a protegendo melhor contra o desgaste.
Devido a modulação de agentes pró-inflamatórios, o ácido age como agente anti-inflamatório e promove alívio da dor por tempo prolongado. Alguns fabricantes de ácido hialurônico afirmam que o produto pode permanecer por até 1 ano na articulação causando efeitos benéficos.
O efeito esperado da infiltração do ácido hialurônico portanto é: alívio da dor, melhora da mobilidade articular, redução do atrito entre as superfícies com desgaste, aumento da resistência contra degradação, efeito anti-inflamatório, culminando com a melhora da qualidade de vida por tempo prolongado.
Alguns pacientes que tentaram tratamento conservador (não cirúrgico) com medicação condroprotetora oral ou injetável (como o ácido hialurônico), mudança de estilo de vida como perda ponderal, alongamento e fortalecimento muscular, fisioterapia, hidroterapia, dentre outros e não evoluem com melhora, são candidatos ao tratamento cirúrgico.
Pacientes com artrose mais avançada e sem melhora com o tratamento clínico e medicamentoso são candidatos à cirurgia de substituição articular como demonstrado a seguir:
Deixar um comentário