Cartilagem Articular
O QUE É?
A cartilagem articular é um tecido de revestimento dos ossos que permitem que as articulações sejam formadas. Devido a superfície perfeitamente lisa e o fluido sinovial, o coeficiente de atrito é extremamente baixo entre esses ossos, o que permite um movimento perfeitamente harmonioso.
DO QUE É FORMADO?
O tecido cartilaginoso é formado por células (condrócitos, condroblastos, etc) e matriz extra-celular rica em água, além de colágeno (predominantemente tipo 2) e proteoglicanos. Este tecido possui uma baixa capacidade de cicatrização já que não possui suprimento sanguíneo e as células presentes são células já bem diferenciadas, com baixa capacidade de sofrer mitose e proliferação.
O QUE ACONTECE QUANDO DEGENERA?
O tecido cartilaginoso saudável, além de perfeitamente liso deve ser um tecido capaz de absorver impacto sem se deformar. O tecido que inicia o processo de degeneração costuma se deformar quando submetido à pressão e apresenta um aspecto amolecido, daí o termo “condromalácea” (amolecimento da cartilagem). Com o passar do tempo, isso pode evoluir para fissuras e essas fissuras podem chegar a atingir o osso subcondral (osso que apoia a cartilagem por baixo desta e dá seu formato). O último estágio é a perda da cobertura da cartilagem com exposição do osso subcondral.
Existem diversas formas de tratar a doença da cartilagem e vamos abordar todas elas nos próximos textos.
CONDROPATIA / CONDROMALÁCEA GRAU 1:
CONDROPATIA / CONDROMALÁCEA GRAU 3:
CONDROPATIA / CONDROMALÁCEA GRAU 4:
Deixar um comentário